Vamos para mais um conteúdo? Então vamosssss 💥
A delimitação das unidades federativas e dos municípios ocorre de acordo com os interesses econômicos existentes e com as estratégias de planejamento do território adotadas pelo poder público.
O processo de constituição dos Estados e territórios da Federação ocorreu com o advento da República e a Constituição de 1891. A dinâmica de ocupação, o eixo de desenvolvimento econômico e os interesses políticos influenciaram a Constituição das unidades federativas e de seus limites territoriais. Entre as modificações recentes da divisão interna do território brasileiro, podem-se destacar a criação de novos Estados, a transformação dos antigos territórios de Roraima, Rondônia, Amapá e Acre em estados, a criação do Distrito Federal e a inauguração, em 1960 da nova capital do país, Brasília, na região central do território nacional.
A constituição de 1988 promoveu a última grande modificação nas fronteiras entre os países com a criação de Tocantins, a partir do desmembramento do estado de Goiás. Atualmente, discutem-se no congresso Nacional vários projetos de criação de novos Estados, o que poderá alterar novamente as divisas das unidades de federação.
Espero que gostem ☺ beijossss e até a próxima aventura 🌍❤😙
Nenhum comentário:
Postar um comentário