Hoje vamos falar sobre a formação dos continentes, como eles se formaram mais precisamente a "Teoria da Deriva Continental"... Vamos nos aventurar?
África, Ásia, América, Europa, Antártica e Oceania. Todos esses continentes que nós conhecemos hoje, já foi em algum dia no passado distante, um só território. A separação dessas terras ocorreu pouco a pouco, fator que levou milhares de anos para que elas se deslocassem para seus devidos lugares.
Pangea em inglês ou pangeia no português, derivam do grego e significam “toda a terra”. Cientistas do século XVI já tinham iniciado estudos relativos a esse tema, mas não tinham selecionado provas mais concretas. O primeiro pesquisador que reuniu bons argumentos para explicar o processo de divisão da terra foi o alemão Alfred Lothar Wegener. Segundo ele, há cerca de 200 milhões de anos os continentes formavam um só território.
Deriva Continental
De acordo com o meteorologista Wegener, os continentes possuem características em comuns que explicam a pangeia e justificam sua separação. O estudo ficou conhecido como deriva continental e é embasado por várias alegações, entre elas, a dos fósseis e a do formato dos continentes.
Foi constatado que algumas regiões, distantes umas das outras, possuiam fósseis de animais e vegetais iguais. Para os cientistas isso é uma das provas de que em algum momento na história, esses continentes tinham sido interligados, uma vez que separados não teriam como alguns animais se locomoverem de um para outro.
Outra explicação é a do formato dos continentes. Olhando as bordas dessas regiões é possível observar que os blocos formam um “quebra-cabeça”, como se eles se encaixassem. Por exemplo, a América do Sul (uma das divisões do continente América), local onde o Brasil se encontra, esteve grudada ao continente africano no passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário